Tipos de taças para vinhos
Usar a taça certa para apreciar um vinho de acordo com suas características torna a degustação da bebida muito mais prazerosa. Os modelos variam de acordo com o tipo do vinho, que pode ser espumante, tinto, branco e a composição do mesmo (taninos e aromas). Conheça as opções de taças mais usadas à mesa e as características de cada uma.
Foto: Casa Claudia
Que material escolher?
Para adquirir as suas taças, você deve prestar atenção a alguns detalhes. O primeiro é o material. Deixe de lado qualquer uma que não seja completamente transparente, afinal, parte do prazer de degustar um vinho também está em olhar para suas tonalidades, que dão dicas sobre o tipo de uva e idade da bebida.
Existem basicamente três opções: de cristal, cristal de vidro ou vidro. A diferença entre elas é a presença e o teor de chumbo, metal utilizado em sua produção. A de cristal tem até 24% de chumbo, o cristal de vidro vem com cerca de 10% e o vidro não tem. O chumbo dá mais leveza, delicadeza e sonoridade, além de fazer com que a espessura da taça seja mais fina. As taças de cristal também são mais porosas. Esse fator também é positivo, pois, ao girarmos um vinho enquanto o degustamos, forçamos as moléculas contra a parede áspera, quebrando-as e, desse modo, obtendo grande concentração de aromas.
Fonte: Revista Adega
Comentários
Postar um comentário