Dicas para adaptar a casa para pessoas com necessidades especiais
Foto: @CadeiranteRJ
Algumas adaptações na casa onde moram pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida são necessárias para tornar a vida mais prática. Todo espaço destinado à pessoa com algum tipo de deficiência deve proporcionar a ela, principalmente, autonomia. Para isso, listamos aqui algumas dicas para tornar o lar dessas pessoas mais acessível e seguro:
Piso
O piso deve ser, em primeiro lugar, antiderrapante. Dentre tantas opções no mercado, podemos destacar o piso vinílico que consegue aliar segurança, praticidade e um custo benefício muito bom devido a sua alta resistência. O vinílico consegue evitar que o ambiente fique muito gelado nos dias mais frios, porém não ocasiona o abafamento nos dias mais quentes. Sem contar que tem uma acústica muito boa e é mais prático mantê-lo limpo.
Caso não seja possível trocar o piso, é importante investir em fitas antiderrapantes. Elas devem ser usadas nas pontas dos degraus e em desníveis que não possam ser removidos.
Tapetes
Dê preferência para os tapetes emborrachados na parte inferior o ou, para aqueles que não são, deve-se aplicar a fita antiderrapante embaixo. Se possível, evite os tapetes de forma geral, principalmente os mais peludos, ou escolha o de náilon ou vinil.
Paredes
Dependendo da localização da parede, recomendamos o uso de barras de apoio. Como, por exemplo, nos banheiros e nas escadas de acesso a outros pavimentos da casa. No caso de escadas, o uso de guarda-corpo e corrimão são indispensáveis.
Móveis
Os móveis devem ficar entre 50 cm a 1,50 m de distância, para evitar que a pessoa tenha que se abaixar ou subir escada para alcançá-los. Além disso, os mobiliários precisam ser robustos o suficiente para servir de apoio. Mesinhas laterais leves que facilmente possam virar devem ser evitadas.
Outros elementos indispensáveis
Portas com vão igual ou superior a 80cm, interruptores próximos a cama e entrada na residência, barras de apoio no boxe ao lado do vaso sanitário, bancos fixos para apoio no banho, cadeiras e poltronas com braço e cama baixa para que os pés alcancem o chão.
Comentários
Postar um comentário