COMO ESCOLHER A TINTA IDEAL?
Para ter um resultado perfeito na pintura de uma parede é preciso entender as diferentes técnicas de acabamentos. Como usar, por exemplo, uma tinta semibrilho ou acetinada? E para ambientes internos e externos, qual a tinta mais durável? Conheça os acabamentos mais comuns e para que são indicados:
Semibrilho: É o produto com maior carga de brilho entre os látex/acrílicos. Tem como principais vantagens a lavabilidade e a durabilidade. Recomenda-se o uso em paredes devidamente niveladas, pois a presença do brilho revela as imperfeições.
Acetinado: Tem brilho intermediário, porém grande poder de lavabilidade. Não revela tanto as imperfeições das paredes como ocorre com o semibrilho e também não esconde tanto como os produtos de acabamento fosco.
Fosco: É o produto cujo acabamento não apresenta carga nenhuma de brilho. Indicado para superfícies que se encontram desniveladas, pois esconde as imperfeições. Trata-se de um acabamento com menor poder de lavabilidade na comparação com os acabamentos citados acima.
Outra dúvida bastante comum que surge na hora de pintar a casa é sobre a tinta acrílica e a o esmalte. A tinta acrílica é solúvel em água e seca rapidamente. Sua fórmula contém resinas acrílicas que conferem maior impermeabilidade ao produto, o que a torna muito eficaz para pinturas externas. Já o esmalte é um tipo de tinta que não é solúvel em água e é mais indicado, portanto, para superfícies de ferro ou madeira. Mas, atenção, o esmalte faz um tipo de película sobre a superfície e, por isso, não é indicado para o uso direto na parede, porque pode provocar bolhas ou descascamento.
Para trabalhos em alvenaria, portanto, as tintas mais recomendáveis são a látex e a acrílica e o acabamento (semibrilho, fosco, acetinado) varia de acordo com a intenção de cada um e a situação da parede.
Na parede da foto acima, utilizamos a cor Adorno Rupestre, da Coral - eleita a cor de 2018. Como a moradora tem crianças e pets, optamos pelo acabamento acetinado, que pode ser lavada.
Projeto: @Casafera
Comentários
Postar um comentário