Como usar a iluminação na sala
Sem dúvida, a iluminação é uma das partes mais importantes na decoração, especialmente nas salas, onde passamos a maior parte do tempo. Mas a busca pela iluminação adequada exige tempo e atenção, tanto no projeto quanto na procura do artefato ideal. Um dos erros mais comuns encontrados nos projetos luminotécnicos são ambientes iluminados em excesso ou pouco iluminados. Manter o ponto de equilíbrio não é fácil, mas é totalmente possível se lançarem mão de algumas dicas que apresentamos aqui.
Em primeiro lugar, deve-se pensar no bem-estar das pessoas, iluminando adequadamente cada canto e tirando o melhor partido de cada função. Veja os tipos de iluminação mais comuns nas salas e como aplicá-las.
Rasgo de luz no teto
Quando o assunto é iluminação, o mercado oferece uma vasta variedade de materiais e designs. Entre os recursos disponíveis, o rasgo no gesso é um dos mais procurados, pois proporciona uma iluminação bonita e de efeito. A técnica consiste em uma abertura no teto de gesso, normalmente com largura e profundidade de 15 centímetros e comprimento variável. O resultado é uma iluminação indireta agradável, que pode ter mais ou menos intensidade, de acordo com o tipo de lâmpada escolhida. Podem ser usadas lâmpadas fluorescentes, cordão de luz ou fita de LED, dependendo do efeito desejado.
Luminária de trilho com spots
Os trilhos estão em alta. Por isso, até mesmo quem tem forro de gesso em casa pode incluí-los na decoração para dar um atmosfera mais industrial e urbana para o ambiente. A principal vantagem dos trilhos é a possibilidade de direcionar a iluminação de cada spot, ainda que eles estejam na mesma luminária. Assim, dá para destacar pontos diferentes da casa.
Lustre ou Pendente
Um belo pendente pode ser o destaque do projeto, trazendo elegância para o ambiente. Normalmente os lustres ou pendentes têm mais que a função de iluminar. Existem diversos modelos com uma proposta mais voltada para a decoração por possuir um belo design.
O tipo de iluminação emitida dos pendentes pode variar. Encontramos modelos que propõem uma luz difusa, indireta ou direta. Cada projeto ou ambiente irá demandar uma necessidade específica em relação à direção e intensidade da luz. A altura do pendente também interfere na qualidade da iluminação. Não há uma medida definida como certa ou errada, mas a altura ideal pode variar de acordo com o local. Por exemplo: se o pendente for usado no lugar do abajur, acima do criado-mudo, deverá ficar aproximadamente 50 cm acima do móvel. Já pendentes sobre a mesa de jantar ou bancada, é aconselhável manter uma distância de 80cm.
Iluminação embutida em gesso
As placas de gesso são muito práticas e versáteis. Aliadas à iluminação, trazem requinte e charme aos ambientes. Além do rebaixamento, é possível fazer molduras, sancas, cortineiros e embutir luminárias e lâmpada, de acordo com o projeto luminotécnico. Para que a iluminação seja embutida, é necessário que o pé direito do ambiente perca no mínimo 12 cm com o rebaixamento de forro de gesso, possibilitando assim a passagem de cabos e caixas das luminárias. É importante que o projeto elétrico esteja previsto antes da execução do forro, para determinar quais circuitos existirão e como serão acionados pelos interruptores.
Fitas de LED
A Fita de LED serve como iluminação indireta, ou seja, como um ponto único de luz em uma superfície. É muito usada em estantes e prateleiras para ressaltar objetos de arte. Ela não é capaz de deixar todo o ambiente com luz, apenas pequenos detalhes, mas faz um grande efeito e diferença na decoração.
Luminária de chão
Assim como os lustres e pendentes, as luminárias de chão também vão além da função de iluminar. Encontrada em diferentes tamanhos e estilos, elas costumam roubar a cena na decoração. São projetadas para facilitar nosso dia a dia, seja na hora da leitura ou mesmo para um descanso. Uma vantagem do uso das luminárias de chão é sua facilidade de transporte, e com isso podemos usar a mesma luminária em vários cantos da casa, sem que seja preciso instalar lâmpadas adicionais naquele local.Alguns modelos utilizam lâmpadas incandescentes, mas também há no mercado uma grande variedade de modelos feitos luzes de LED, que são mais econômicas e duráveis.
Crédito/Fotos: Pinterest
Comentários
Postar um comentário