Sustentabilidade na Arquitetura e no Design de Interiores


Primeiramente vamos definir sustentabilidade...

 Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.”

O desperdício acontece se não em tudo, mas em quase tudo que processamos e utilizamos em nosso dia a dia.  Porém a área que mais desperdiça material é a construção civil que em média descarta 8% de entulho no meio ambiente.

Diante deste cenário, as empresas estão trabalhando para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolver produtos com baixo consumo de energia.

                No planeta cerca de 12% do volume da água utilizada está envolvida com obra.

Antes de iniciar qualquer projeto, devemos fazer um “briefing” com o cliente, ou seja, conversar e entender suas expectativas e necessidades.  No Designer de Interiores o método sustentável ainda é pouco utilizado devido ao alto valor dos materiais e por falta de conhecimento do cliente.
Pensando um pouco mais, conseguimos um projeto inovador, sustentável, que consiga atender as solicitações do cliente e principalmente dentro do orçamento que ele dispõe para a obra.

 É possível ser sustentável com criatividade e um pouco mais de investimento!

 Podemos citar alguns materiais sustentáveis que podem ser utilizados como, por exemplo, tinta mineral, pastilhas de vidro recicláveis, pisos de bambu, madeira de demolição, piso de fibra de bananeira, entre tantos outros materiais disponíveis no mercado.

Outro método bastante comentado está o HANDMADE que nada mais é que uma tendência de pegar processos artesanais antigos e aplicar aos projetos atuais. Exemplos: Tricô, Pom pom, papelão, tampinha de garrafa, madeira descartada...entre outros.


           Atualmente também existem certificações que garantem a empresa que conduz a obra um valor agregado maior que as demais e ao projeto uma visão diferente.

O fato é que arquitetura e o design de interiores se complementam na busca por espaços mais completos, funcionais e, sobretudo, eficientes. Hoje, a harmonia entre ambas atingiu a consciência por projetos mais responsáveis com o meio ambiente, justos com a sociedade e positivos para a economia o que fez nascer o chamado design de interiores sustentável, igualmente necessário na construção.
         Ao contrário do que muitos imaginam o design de interiores sustentável não se resume exclusivamente a reutilização de materiais. Essa preocupação em reduzir os impactos ao meio ambiente e tornar os projetos economicamente viáveis, caminham juntos com o objetivo de encontrar soluções criativas e acessíveis a todos.

         Além dessa preocupação com o meio ambiente, precisamos de uma atenção às necessidades humanas, que para cada moradia são diferentes.


Comentários

Postagens mais visitadas